A NECI-PT divulga iniciativas para acabar com a violência contra as mulheres!

Em Portugal

A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. A Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, que abrange atualmente 95% território nacional, incluindo respostas especializadas de atendimento e acolhimento, registou até final do passado mês de setembro 97.172 atendimentos.

Liguem 800 202 148 ou enviem uma SMS para o 3060 para contribuir para a vigilância e prevenir ativamente a violência doméstica, visto que, tal como refere o Paulo Sérgio Pinto no seu blogue Homens a Conversar:

… temos visto a imagem do arco-íris e mensagem associada de apoio a quem está a sofrer com a covid de que “tudo vai ficar bem”, mas, como bem lembra a campanha lançada pelo governo com o apoio de várias associações, “enquanto houver uma mulher vítima de violência doméstica, não vai ficar tudo bem”!

Na União Europeia

Exposição mostra roupas "normais" de vítimas de estupro no dia em que sofreram o ataque — Foto: Reprodução/Facebook/CCM - Centre Communautaire Maritime
Foto da exposição «Que roupa estavas a usar?»

No âmbito da UE, a exposição «Que roupa estavas a usar?» está a decorrer desde dia 16 de novembro no edifício Berlaymont, a sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, por iniciativa da comissária Helena Dalli no contexto do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A exposição, organizada em colaboração com a Amnistia Internacional, põe em causa mitos relevantes que fomentam a cultura da violação e a culpabilização das vítimas na sociedade. O objetivo é desmistificar que o uso de roupas provocativas pelas vítimas é um dos motivos que leva a crimes de violência sexual, visto que as roupas que estas usavam no dia em que foram agredidas são “normais”.

Mais informações sobre a violência baseada no género e as medidas da Comissão para eliminar este tipo de violência estão disponíveis aqui.

Na ONU

A ONU lançou a sua comemoração oficial do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres ontem, com as performances da MC Soffia, do Brazil e da banda Roma feminina da Sérvia, Pretty Loud.

O evento foi apresentado pela Taskforce “Generation Equality Youth” e decorreu em Inglês, com interpretação simultânea nas 6 línguas oficiais da ONU e em língua gestual.

Contou com oradoras/es como o Secretário Geral António Guterres, o Presidente da Assembleia Abdulla Shahid, a representação da UN Women Sima Bahous, a Embaixadora da Boa Vontade, Cindy Bishop, o Relator Especial sobre as Causas e Consequências da Violência Contra as Mulheres, Reem Alsalem, a Investigadora e Diretora do Centro da Liderança Global das Mulheres, Charlotte Bunch, várias/os líderes e mediadoras/es da Coligação sobre a Violência de Género, ONGs e associações civis pelos direitos das mulheres do Afeganistão, do Haiti e do resto do mundo. Foi uma ocasião para lembrar o contexto da violência contra as mulheres em 2021 e lançar a campanha das Nações Unidas para acabar com a violência contra as mulheres, que apresentamos a seguir.

Contexto das Campanhas 2021 para Acabar a Violência Contra as Mulheres

Durante a pandemia, o número de telefonemas para linhas de apoio a vítimas de violência perpetrada por parceiros íntimos aumentou 5 vezes em alguns países.

Para além do impacto da COVID-19, há um crescimento óbvio da violência generalizada contra as mulheres devido a catástrofes naturais como o terramoto no Haiti e devido a guerras e conflitos, como o que ocorre atualmente no Afeganistão. É, portanto, vital que se elimine esta violência generalizada contra as mulheres e se procure manter os avanços feitos relativamente aos direitos das mulheres.

Por estes motivos, a campanha UNiTE vai focar-se nas interconexões entre as rápidas alterações que estão a ocorrer nos contextos de crise, e o aumento da violência contra as mulheres e meninas sob todas as suas formas em 2021, com o tema “Orange the world: End violence against women now!”

Orange the World logo – EN

Mais informações sobre a campanha para colorir o mundo com a cor laranja e acabar com a violência contra as mulheres agora, aqui.

Deixe um comentário